top of page

Tratando a Perda Auditiva pode Diminuir a Demência

Em 2017, um estudo publicado na revista The Lancet, uma das principais revistas médicas do mundo, chamada demência “o maior desafio global para a saúde e assistência social na 21 século.”


O estudo foi conduzido pela Comissão Lancet na demência Prevention, Intervention and Care , cujo objetivo era fornecer recomendações para a prevenção Contra a demência.

A urgência das recomendações da Comissão era imediata. Em 2015, 47 milhões de pessoas viviam com demência. Mas graças a um rápido envelhecimento da população mundial, esse número deverá triplicar até 2050.


Tratamento auditivo pode diminuir a Demência


A perda auditiva é um dos nove fatores de estilo de vida modificáveis ​​para a demência

No seu relatório de 62 páginas, a Comissão escreve que “a demência não é de forma alguma uma consequência inevitável” do envelhecimento. Em vez disso, eles sugerem que nove fatores de estilo de vida modificáveis ​​podem reduzir ou aumentar o risco de um indivíduo desenvolver demência. Classificados do maior risco ao mais baixo, esses fatores de estilo de vida modificáveis ​​são:

  1. Perda de audição

  2. Educação infantil

  3. Fumar

  4. Depressão

  5. Inatividade física

  6. Isolamento social

  7. Hipertensão

  8. Obesidade

  9. Diabetes


Um terço dos casos de demência pode ser evitável


Segundo a Comissão, o modo como um indivíduo gerencia esses nove fatores de estilo de vida em vários momentos de sua vida desempenha um grande papel no fato de esse indivíduo ser afetado pela demência.


A demência normalmente não se manifesta com sintomas até a idade de 65 anos ou mais. Mas os autores do estudo observam que provavelmente começa entre as idades de 40 a 65 anos. Eles determinaram que o gerenciamento desses nove fatores de risco modificáveis ​​em vários estágios da vida poderia "contribuir para a prevenção ou o atraso da demência".


Para a perda auditiva, a recomendação é administrá-la na meia-idade (entre 40 e 65 anos), antes que ela tenha uma chance de impactar negativamente as habilidades cognitivas.

A Comissão conclui que, se esses nove fatores de estilo de vida forem gerenciados adequadamente ou eliminados, “pode prevenir mais de um terço dos casos de demência”.


Por que a perda auditiva é um fator de risco para demência


A Comissão admitiu que a ciência ainda não é unânime em saber por que a perda auditiva não gernciada pode aumentar o risco de demência. Mas a pesquisa confirmou que a perda de audição aumenta a carga cognitiva do cérebro, leva ao isolamento social e depressão, e acelera a atrofia do cérebro - todos os quais são fatores que também contribuem para acelerar a demência.


Para ajudar a prevenir a demência mais tarde, seja proativo mais cedo


Ter demência é uma preocupação real para os adultos mais velhos e para as pessoas que cuidam deles. A boa notícia é que agora há pesquisas apontando maneiras pelas quais você pode “reduzir a incidência de demência ou retardar substancialmente seu início” - e quase todas estão ao seu alcance.


A perda auditiva é absolutamente algo que você pode Prevenir com a ajuda de um profissional de audição experiente. Se você tem perda auditiva, esta nova pesquisa lhe dá uma ótima razão para fazer algo sobre isso o mais rápido possível.


Nós podemos ajudar você. Entre em contato pelo Telefone ou chama no WhatsApp para mais informações ou tirar suas duvidas.


GL 1 (13)3355-8689 – (13) 97416-9640

GL 2 (13) 3288-1005 – (13) 99155-0469

Junte-se à nossa comunidade de assinantes do #ESCULTAESSA

Posts Em Destaque
bottom of page