top of page

Qual a melhor maneira de limpar meus ouvidos?

Acredite ou não, uma das perguntas mais freqüentes que recebemos é sobre a melhor maneira de limpar seus ouvidos. Mas antes de responder, primeiro eu gostaria de lembrar às pessoas porque temos cera de ouvido.

Cerúmen, muitas vezes referido como cera do ouvido, é produzido pelo ouvido por várias razões diferentes. Coleta sujeira, detritos e bactérias, evitando que corpos estranhos indesejados entrem no ouvido. Earwax também tem propriedades de lubrificação para evitar que os ouvidos fiquem secos e com coceira. Finalmente, a cera funciona como um antifúngico e antibacteriano, ajudando a combater infecções em torno de nossos ouvidos.

Seus ouvidos se limpam principalmente

A cera geralmente sai das orelhas naturalmente através de movimentos normais da mandíbula, como falar e mastigar. Assim, a maioria das pessoas raramente ou nunca tem que limpar suas orelhas acima e além de sua rotina normal de banho. Após o banho, limpe o excesso de água e qualquer cera possível do ouvido externo com uma toalha ou um pano.

Você NÃO deve usar cotonetes para limpar seus ouvidos

Há um ditado em nosso campo: "Nunca insira nada menor do que o cotovelo no ouvido". Os cotonetes podem empurrar a cera para o ouvido, causando impacto e impedindo que o tímpano vibre adequadamente. As pessoas que usam cotonetes para limpar os ouvidos geralmente acabam tornando a cera do ouvido pior, não melhor. A impactação pode levar a problemas maiores. Mesmo marcas como as Q-tips® têm aviso de embalagem contra a inserção no canal auditivo!

O acúmulo de cera é uma coisa real

A orelha de todo mundo tem uma forma única, então, para alguns, os métodos normais de limpeza não são suficientemente eficazes e a cera do ouvido pode se acumular.

Os sintomas do excesso de cera incluem:

Dificuldade de audição, Plenitude ou zumbido nos ouvidos, Dor no ouvido, Um odor vindo do ouvido, Tontura

As pessoas que usam aparelhos auditivos podem ser mais suscetíveis ao acúmulo de cera, já que ter um dispositivo no ouvido pode evitar que a cera saia naturalmente durante o dia. Além disso, o acúmulo de cera é mais comum entre os adultos mais velhos, porque a consistência da cera muda com a idade.

COMO SE LIVRAR DO EXCESSO DE CERA

Se você acha que tem excesso de cera, a coisa mais segura a fazer é visitar o seu médico, profissional de audição ou Centro Auditivo. Seu médico pode examinar seus ouvidos para investigar a cera e determinar se ela deve ser removida. Se precisar ser removido, ele pode usar irrigação com água, sucção ou uma cureta para retirar a cera do ouvido. Os médicos podem recomendar que os pacientes retornem a cada seis meses ou anualmente, como medida preventiva contra o acúmulo de cera nos ouvidos.

NÓS SEMPRE PODEMOS AJUDAR

A melhor recomendação é sempre consultar um profissional de audição ou um Centro auditivo, se você estiver preocupado com cerúmen. É importante notar que as pessoas que têm diabetes, que são propensas a infecções nos ouvidos, que podem ter uma perfuração no tímpano, que têm trompas ou que têm sistemas imunológicos comprometidos devem ter cautela adicional e consultar um profissional antes de tentar qualquer tratamento casa.

Venha fazer uma Visita na GL AUDIO centro auditivo nós podemos testar e avaliar se você precisa de uma remoção de cera.

Posts Em Destaque
bottom of page