top of page

A OMS adverte que 900 milhões de pessoas podem ter surdez até 2050


A OMS ( Organização Mundial de Saúde ), relata que mais de 900 milhões de pessoas pelo mundo todo, poderão vir a ter complicações coma a audição até 2050, quase o dobro da quantidade atual, e começa a fazer um apelo aos governos de vários países, para que tomem medidas para inibir esse aumento.

O problema que a surdez pode causar, dificuldades para vida toda colocando a vida de milhões em risco. Pessoas surdas ou com dificuldade de ouvir julgam extremamente difícil a comunicação com outras pessoa. A dificuldade se abrange na vida social, nas escolas e nos locais de trabalho, sentido-se assim fora da vida social e familiar.

Shelly Chadha, responsável pelo departamento de prevenção da Surdez da OMS, afirma que um dos principais fatores que explicam o aumento desses casos é o envelhecimento da população em geral. A persistência de determinadas infecções, o uso de remédios que danificam o ouvido e a exposição a sons fortes também estão entre os principais causadores da perda de audição no mundo.

Ações Urgentes

Um dos caminhos mais eficazes para reduzir o número de doenças do ouvido e de perda auditivas é começar no nível de atenção básico à saúde com o treinamento dos agentes de saúde, para conscientizar a população em um âmbito geral. "A tecnologia e a medicina conseguiram avanços incríveis no campo da audição, mas isto não significa nada se existem comunidades que não são capazes de identificar a perda de audição em uma criança", opinou a especialista.

Segundo a OMS, a perda de audição afeta as pessoas de várias maneiras e tem um grande impacto nas habilidades comunicativas das pessoas e também nas suas capacidades sociais, de aprendizagem e de trabalho, por sua vez contribui para a pobreza, o isolamento social e uma maior sensação de solidão. Neste sentido, o fato de não abordar os problemas auditivos custa aos países por volta de US$ 750 bilhões por ano em custos diretos de saúde e perda de produtividade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a metade dos casos de surdez poderia ser prevenida e, no caso das crianças, 60% deles.

Fonte: OMS, Agencia Brasil

Posts Em Destaque
bottom of page