top of page

Exposição constante ao barulho do secador de cabelo pode provocar perda auditiva








Se o barulho dos secadores de cabelo nos salões já incomoda as clientes, imagine para quem está exposto ao barulho 8 horas por dia? Mas não é só incômodo que o som pode causar. O ruído excessivo (mais de 90 decibeis) tem feito cada vez mais vítimas da Perda Auditiva Induzida por Ruído ( PAIR). O nível máximo suportado pelo ouvido durante 8 horas é de 85 decibeis.


A PAIR é uma das doenças mais frequentes do aparelho auditivo e um dos problemas ocupacionais que mais afetam os trabalhadores. De acordo com a fonoaudióloga Beatriz Pessoa, assim como as britadeiras, os secadores de cabelo propagam o som pela vibração, com isso, potencializam os efeitos do ruído nos profissionais expostos a eles.


Hoje, estima-se que 10% da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou a audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a poluição sonora já é o terceiro maior problema ambiental mundial.


Embora o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), como os protetores auriculares, sejam obrigatórios em lugares considerados ruidosos, muitas vezes ficam pendurados no pescoço e não nos ouvidos dos profissionais. A exposição constante ao ruído pode provocar zumbidos e sensação de chiado no ouvido.


É importante observar o nível de ruído em cada ambiente para que a audição não seja lesada ? ressalta a fonoaudióloga.


A perda auditiva costuma ser gradativa, por isso é preciso ficar atento. Se você anda tendo dificuldade para entender o que as pessoas falam, pede com frequência para repetir o que foi dito ou costuma ouvir televisão com o volume muito alto, pode ser hora de procurar um médico.


Para mais informações e dicas entre em contato com a GL-AUDIO Centro Auditivo pelo GL1(13) 3355-8689 WhatsApp (13)97416-9640 - GL 2 (13) 3288-1005 WhatsApp (13)99155-0469



Posts Em Destaque
bottom of page